sexta-feira, fevereiro 15, 2008

É...


Não é fácil ser mãe separada, decidir sobre os rumos das vidas dos filhos. Essa semana tive de manter a mais difícil decisão desses 20, quase 21 anos, em que sou mãe.

Acreditava que poderia ser mais amiga que mãe, para estar mais próxima, sem mentiras ou imposições. Tentar contribuir para construir uma pessoa inteira, com forte possibilidade de ser feliz, apesar desse mundo louco, contraditório e insensato em que vivemos.

Enganei-me. Super-protegi, tentando minimizar a dor das situações pelas quais ele passou... Enquanto ele testava os limites eu, ao invés de manter com firmeza a decisão que tomara, cedia, pensando na forma como ele sentiria-se na situação, afinal me colocava em seu lugar...

Um erro. Fazer isso significou negar-lhe o direito de amadurecer, tranquei-o numa redoma, sem chaves. Numa redoma livre demais, ampla, sem limites. Limites, eles de novo.

Diante da minha incapacidade decidi que ele moraria com o pai. Numa casa maior, com seu próprio espaço, trabalhando, estudando, com horários pré-estabelecidos, mas numa outra cidade... Já chorei muito essa semana, faltei ao trabalho mais do que deveria...

Ele joga pesado, é firme o danado. Tem um caráter ilibado, é inteligente, bonito, mas precisava de uma mãe que não consegui ser...Quero muito sua felicidade e esse rito de passagem é inevitável para sua vida adulta.

Por isso já disse outro dia. Parir é fácil difícil é decidir tudo depois...

Um comentário:

Anônimo disse...

"Limites, eles de novo..." Pois é. Eu achei um mais um limite aqui que você ainda não se atinou. Dizem que um recém-nascido passa dois ou três meses achando que ainda faz parte da mãe. Afinal, ele estava no útero, por isso pensa que é parte de um mesmo corpo. Ele não consegue enxergar esse limite. Um dia escutei uma pessoa muito importante me dizendo que achava que poderia mudar o mundo e se sentia frustrada por não consegui-lo. Aí essa pessoa começou a perceber que ela não precisava mudar o mundo. Só mudar ela mesma. Será que essa pessoa realmente percebeu isso?